Powered By Blogger

07/01/2011

A criatividade Profética de Deus - Apóstolo Fernando Guillen

Apostolo Fernando Guillen

Deus é um Deus criativo e todo o seu poder criativo se encerra em sua Palavra (Sl 33:9). Vemos que Ele Criou as árvores porque eram agradáveis aos Seus olhos e davam bons frutos (Gn 2:9). Criar, fazer e modelar faz parte de sua natureza, e é através de Sua criatividade que Ele se comunica com seus filhos. A Bíblia diz que somos Sua Criação (poiema no grego do qual se deriva à palavra poema). De fato, somos Sua composição criativa (Efésios 2.10).
Fomos criados à imagem de Deus (Gn 1:26-27). Isso nos mostra que na criação Deus colocou o Seu poder criativo em nós, e todo este poder se encontra em nossas palavras. Somos comissionados a nos envolver com Ele em nossas habilidades artísticas. Nossa habilidade para imaginar, criar e para expressar algo através de uma ação física ou forma, é parte da herança daqueles feitos a imagem do criador.
Neste tempo Deus esta trazendo uma restauração no entendimento acerca da criatividade de Deus à Sua Igreja. Deus criou todas as coisas. O Visivel foi criado do invisível (Cl 1:15-16; Hb 11:3), ou seja, tudo o que vemos no visível é a expressão do invisível. Deus está liberando Seu poder criativo sobre a Sua Noiva. E, as esferas da celebração/artes/entretenimento têm como principal característica a CRIATIVIDADE. No entanto, a abundância de novidades apresentadas nestas esferas tem corrompido o destino de gerações inteiras, pois são expressões que não fluem da destra de Deus, e por isso não podem oferecer prazeres eternos. Vamos ver o que diz o Salmo 16:11;
"Tu me fáras ver a vereda da vida; na Tua presença me encherás de alegria, com delícias perpetuas a Tua direita (prazeres que duram para sempre)."
O espírito de religiosidade nos tem feito pensar que não existem prazeres no reino de Deus, que tudo tem que ser uma vida de misérias e tristezas, mas vemos nessa passagem que da destra do Senhor fluem prazeres que duram para sempre. Essa é a diferença com o mundo. O mundo oferece prazeres temporais. O reino de Deus disponibiliza prazeres atemporais. E onde podemos encontrar estes prazeres? Na direita de Deus, na destra de Deus.
Satanás tem controlado as esferas da celebração/artes/entretenimento e seu objetivo principal é disponibilizar seus prazeres temporais em tudo referente ao entretenimento: música, artes, esportes, pintura, escultura, dança, fotografia, poesia, dramatização, teatro, filmes, roupas, video games, ou seja, em tudo que usamos para celebrar, entreter ou para desfrutar a vida. Contudo, são prazeres temporais, imitações dos prazeres eternos que encontramos na destra de Deus. O Reino de Deus é um prazer que dura para sempre. Imaginamos, muitas vezes, um reino triste, monotono e sem inspiração. Isso não provém do Senhor. A destra de Deus dispõe de prazeres que não são passageiros, mas que se perpetuam ao longo de gerações.
Estas são as esferas que dispôem de muita criatividade e Deus está restaurando esse atributo em Sua Igreja. Por muito tempo realizar eventos como Shows, por exemplo não era algo admirável. Mas hoje vemos como algo natural e, de fato, é uma estratégia evangelística para alcançar os perdidos. De Sua presença fui gozo, banquetes e delícias da Sua destra, isto é, do Seu lado direito. Somos feitos à imagem de Deus (Rm 8:29; Ef 2: 10). Isso nos mostra que somos um retrato, uma fotografia de Deus. Por esta razão, tudo o que acontece conosco aqui na Terra é um paralelo daquilo que há no mundo espiritual.
Cientificamente o cérebro humano é composto por dois hemisférios que exercem funções diferentes, o hemisfério cerebral esquerdo e o hemisfério cerebral direito. Os cientistas até pouco tempo afirmavam que o lado esquerdo era mais importante e o mais dominante dos lados cerebrais. No entanto, na atualidade se afirma que é possivel desenvolver o hemisfério direito, como por exemplo: é possivel para um contador ou um matemático desenvolver seus talentos artísticos, assim como os artistas podem potencializar seu hemisfério cerebral esquerdo a ser lógico e analítico.
O hemisfério esquerdo se caracteriza por ser comunicativo e capaz de construir planos complicados.È analítico, preciso, lógico, numérico e sensível ao tempo.Dedica-se aos detalhes. È caracterizado como o cerebro "Lógico" e se especializa na linguagem articulada e na memória verbal, como também controla a função da linguagem, do pensamento e do raciocínio. Já o hemisfério direito é mais emotivo, conceitual e de pensamentos integrais e holisticos. È mais imaginativo, sonhador, intuitivo e processa as informações vinculada mais com a percepção sensorial do que com o conhecimento abstrato. È o lado não verbal. Nele, compreendemos metáforas e criamos novas combinações e idéias. È considerado o lado criativo e um lado visual, pois capta globalmente os estimulos e distingue imagens com contornos complexos reconhecendo-os a primeira vista. È um hemisfério integrador, especializado em sensações, sentimentos e habilidades especiais como visuais, sonoras, artísticas e musicais. Concebe as situações e as estratégias do pensamento de uma forma total. Integra vários tipos de informações (Sons, imagens, odores,sensações) e os transmite como um todo. o hemisfério direito é considerado como o receptor e identificador da orientação espacial, o responsável de nossa percepção do mundo nós términos de cor, forma e lugar. È onde o discernimento espiritual é estabelecido e a revelação de Deus frui.
Segundo os cientistas a criatividade é uma exclusividade das pessoas que são direcionadas pelo hemisfério direito, que permite ser capaz de gerar um bom fluxo de idéias imaginativas e pouco comuns. Sendo imagem de Deus, podemos afirmar que o lado direito de Deus, a Sua destra também apresenta um poder criativo. No texto encontramos delícias, prazeres no lado direito de Deus. Portanto, podemos dizer que há uma conexão entre o nosso hemisfério cerebral direito e o lado criativo de Deus.
Quando artistas e compositores são entrevistados, muitas vezes são feitas perguntas como estas: "Como você compôs essa canção"? ou "Como fez esse filme?". Para eles, os filmes são frutos de suas imaginações. O mesmo acontece com as músicas. Isso nos mostra que, é no lado direito que encontramos toda a criatividade  de Deus, no entanto, as trevas estão usufruindo desse lado do nosso cérebro, ou seja, do nosso hemisfério cerebral direito para trazer as realidades espirituais a essa geração. Satanás está inovando cada vez mais nestas esferas através do lado direito, revelando para as pessoas toda a realidade espiritual e introduzindo as gerações ao mundo espiritual das bruxaria e do ocultismo através de toda expressão artística.
Se o diabo está controlando este lado criativo nas pessoas, nós como igreja, precisamos ter o entendimento de que a fonte de toda a criatividade é Deus e, para conquistarmos estas esferas necessitamos ter o poder criativo de Deus fluindo em nossas vidas. As  imagens são muito importantes e, em nossa sociedade fragmentada, as que falam de família, paternidade, maternidade, masculinidade, feminilidade e filiação são vitais. Uma pessoa criativa que foi colocada pelo Espirito Santo, tem autoridade para dirigir-se às imagens negativas encontradas na sociedade e substituí-las por aquelas que falem de cura (Ap 22:2)
È muito importante cuidar daquilo que nós olhamos, pois isso vai diretamento ao nosso hemifério cerebral direito obscurecendo a criatividade de Deus e afetando o discernimento de Deus. Os olhos são as janelas da alma (Mt 6:22), dessa forma, não podemos ver qualquer coisa porque isso nos atinge e traz uma perversão ao nosso discernimento. Existem pessoas que não veêm o mundo espiritual porque contaminaram suas mentes com imagens das trevas. È por isso que a pornografia é uma estratégia satânica tão utilizadas nestas esferas, pois ela oferece um prazer que é temporal e faz com que as imagens fiquem registradas na mente (no cérebro) das pessoas e, ainda que estas estejam adorando a Deus, muitas vezes, tais imagens são liberadas pervertendo suas mentes. Por esta razão, cuidemos dos nossos olhos e sempre levemos cativos todos os nossos pensamentos à obediencia de Cristo (II Co 10:5)
O discernimento também é estabelecido no lado direito. De fato, há uma conexão entre o nosso hemisfério cerebral direito e o reino de Deus. Quando você começa a mergulhar no Espirito e começa a se santificar, Deus vai liberando imagens ao sei hemisfério cerebral direito. Por exemplo, "Eu vi um anjo" ou "Eu vejo o trono de Deus", ou ainda "Vejo uma espada". Agora, perceba algo, dizem que as crianças tem muita imaginação, mas muito do que nós consideramos que seja imaginação, na verdade, é o que elas realmente estão vendo no mundo espiritual. Quantas vezes ouvimos as crianças falarem:"Papai, eu estou vendo um homem de preto". E sem entendimento, os pais respondem: "Ah meu filho, é sua imaginação". NAO! Na verdade, o que estão vendo é uma entidade espiritual, porque sua mente ainda  é uma mente "Virgem" para Deus revelar o mundo espiritual. È por isso que a maior parte dos filmes tem atacado as crianças, pois foram elaborados a fim de que possa introduzí-la a bruxaria.
Estamos vivendo em um tempo profético de Deus. Estamos nos dias de Atos 2:17 onde diz: "...derramarei o meu espirito sobre toda a carne. Os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão."A geração de hoje é uma geração profética e , é por isso que as crianças de hoje sabem e discernem todas as coisas. Não são como dez anos atrás. Agora é eles sabem tudo e possuem uma criatividade e imaginação surpreendente, tudo isso devido à este tempo profético em que estamos vivendo.
Para termos acesso a criatividade de Deus, temos que experimentar no profético de Deus. As realidades espirituais são manifestas atraves do profetico. Essa geração está recebendo a maior quantidade de ataques de toda a história. Podemos  constatar que em grande parte dos desenhos que passam na televisão, ou possuem algo de bruxaria ou algo sexual. Isso não acontecia antes,  mas estamos no tempo de uma geração profética. Os "Nossos filhos profetizarão", e como pais, existe uma responsabilidade de pedir ao Senhor que  ative o profético em suas vidas. A Bíblia fala que todos nós podemos profetizar (I Co 14:31), todos nós podemos experimentar o profético de Deus, mas temos que pedir a Deus, como nunca antes, o discernimento para poder ajudar os nossos filhos, a fim de que possamos discernir  o que realmente vem de Deus e o que não vem de Deus.

A profecia é destinada para comunicar o coração de Deus dentro de uma situação ou circunstancia. Encontramos na Bìblia variedades de maneiras pelas quais os profetas se comunicaram. As ações ou atos proféticos eram muito comuns e muitas das declarações proféticas foram entregues através de canticos. Muitos oráculos profeticos também foram em forma de poesia.
A Bíblia está repleta de exemplos de criatividade alguns desses maravilhoso exemplos são: Bezael (Ex 31:3), uma oração representada teatralmente foi quando Elias orava para que houvesse chuva sobre a terra (I Rs 18: 42), Jeremias atuou dramaticamente quando foi até o oleiro e tomou um vaso de barro (Jr 18). Ezequiel, tal como Jeremias, foi um profeta de sinal. O profeta Ezequiel fez um pequeno modelo de Jerusalém na argila. Acrescentou nele o acampamento de um exercito inimigo com suas barricadas e equipamentos de cerco, a Pàscoa era uma representação dramática da fuga da escravidão, apresentada em todas as coisas até os dias de hoje. Parte do significado da ceia do Senhor se baseia em sua representação dramática do amor sacrifical de Jesus por seus discipulos, um memorial de sua morte.
As artes criativas se encontram tão fortemente nesta categoria de ato profético que, creio, o inimigo planejou tomar posse delas a fim de que nao produzam tudo que poderiam para Deus, mas sim que sejam usadas para seus propositos demoniacos. È minha oração que Deus desenvolva em nós a criatividade divina, pois precisamos nos envolver mais agressivamente na busca para recuperar estas várias formas de artes para o reino de Deus se queremos estas esferas para o Senhor. Ao fazermos isso, as artes farão mais do que envolver os sentidos, elas ajudarão a encarnar o que ilustram e o que estão representando.
Sabemos que nem todos somos artistas, mas somos criativos, e essa criatividade que vem de Deus precisa ser manifesta. Na Australia, por exemplo, vemos um grupo de jovens chamado "United", da igreja "Hillsong Church" que se empenham em realizar um espetáculo e, através disso estão acolhendo milhares de vidas.
Chegou o tempo de que a criatividade que há no reino de Deus seja estabelecida na igreja, para que esta possa oferecer ao mundo algo criativo. A igreja precisa levantar e oferecer ao mundo profissionais criativos, pessoas que invadam as esferas das artes.
As esferas artísticas têm que ser tomadas por pessoas proféticas, pessoas que entendam a criatividade de Deus. `Precisamos de pessoas que profetize  através das artes. Muitos pensam que profetizar é falar, mas o profético é mais que isso. Deus sempre tem uma forma diferente de se comunicar conosco. Cuidado para que não caiamos na armadilha de profetizarmos simplismente através da fala. È tempo de que artistas proféticos sejam levantados. Outra forma de arte que vem do Pai é a pintura. Precisamos de pintores criativos que profetizem através de suas pinturas, um quadro profético fala mais que muitas palavras, um movimento profético na dança expressa a criatividade profética de Deus.
(8º Seminário Internacional "A dança no Louvor e na Adoração" - Autoridade e Conquista. 4ª edição - Ano 4 - outubro/ 2008)

05/01/2011

Ministração "Sal da Terra" Araguari

O ministério foi convidado para ministrar uma canção através da dança na cidade de Araguari na igreja Sal da Terra. Então no dia 18/12/2010 ministramos "Cordeiro e Leão" profetizando através da dança o Poder e a Majestade do nosso Senhor Jesus. Ele reina! aleluia!!









CULTO DA VIRADA 2010/2011


Até aqui nos ajudou o Senhor.
"Bendize ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao Teu Santo Nome.Bendize ò  minha alma, ao Senhor, e não te esqueça de nem um só de seus beneficios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericordia; quem farta de bens a tua velhice de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia".(Sl 103: 1-5)